Incluir é abranger, compreender, inserir, introduzir, fazer parte.
A escola tem como papel o de construir a cidadania através do acesso ao conhecimento pelas pessoas com diferentes credos, de diferentes raças, com saberes diferentes e pessoas portadoras de necessidades especiais, convivendo com a diversidade, tão necessária para a vida. É um papel Pedagógico e constitucional!
Portanto é necessário que a INCLUSÃO se estabeleça a partir do acolhimento das pessoas às diferenças. A INCLUSÃO inicia a partir desta atitude. Não basta dizer que se é inclusivo se nas atitudes de convivência se faz a exclusão. O adulto é o responsável para a propagação das convivências diversas. As crianças são o resultado dessas atitudes. Quem inclui é aquele que:
- reflete sobre valores humanos;
- é receptivo ao novo e a mudanças;
- propicia o conviver;
- proporciona o trabalho coletivo;
- divulga o viver entre os pares, a dividir responsabilidades e a repartir as tarefas;
- desenvolve a cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em grupo o reconhecimento da diversidade dos talentos humanos e a valorização do trabalho de cada pessoa para a consecução de metas comuns de um mesmo grupo.
“ Todos tem o direito de CONVIVER em grupo. No ECA, art. 53, assegura-se a igualdade de condições para o acesso e pela permanência na escola, e o direito ao respeito por seus educadores.”
A preparação dos educadores inicia com a possibilidade pelo desafio de acolher as diferenças e pela busca de novas respostas educacionais. É considerar a própria criança, verificar o problema que ela apresenta e a partir daí avaliar a maneira de ingressá-la no grupo.
Lembre-se: todos nós somos diferentes uns dos outros. Essa diferença inclui não só aspectos físicos, mas também os emocionais, sociais e cognitivos.
A exclusão muitas vezes é realizada pela própria família em atitudes de cuidados e de expor aos filhos como sendo “diferentes”. A inclusão inicia por “aquele” que vê a dificuldade no outro e por aquele que convive com a dificuldade.
Sugestão de Leitura: ( Literatura Infantil)
Na minha escola todo mundo é igual – Rossana Ramos; Editora Cortez
Orelha de limão- Reider,Katja/Roehl,Angela Von
A escola tem como papel o de construir a cidadania através do acesso ao conhecimento pelas pessoas com diferentes credos, de diferentes raças, com saberes diferentes e pessoas portadoras de necessidades especiais, convivendo com a diversidade, tão necessária para a vida. É um papel Pedagógico e constitucional!
Portanto é necessário que a INCLUSÃO se estabeleça a partir do acolhimento das pessoas às diferenças. A INCLUSÃO inicia a partir desta atitude. Não basta dizer que se é inclusivo se nas atitudes de convivência se faz a exclusão. O adulto é o responsável para a propagação das convivências diversas. As crianças são o resultado dessas atitudes. Quem inclui é aquele que:
- reflete sobre valores humanos;
- é receptivo ao novo e a mudanças;
- propicia o conviver;
- proporciona o trabalho coletivo;
- divulga o viver entre os pares, a dividir responsabilidades e a repartir as tarefas;
- desenvolve a cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em grupo o reconhecimento da diversidade dos talentos humanos e a valorização do trabalho de cada pessoa para a consecução de metas comuns de um mesmo grupo.
“ Todos tem o direito de CONVIVER em grupo. No ECA, art. 53, assegura-se a igualdade de condições para o acesso e pela permanência na escola, e o direito ao respeito por seus educadores.”
A preparação dos educadores inicia com a possibilidade pelo desafio de acolher as diferenças e pela busca de novas respostas educacionais. É considerar a própria criança, verificar o problema que ela apresenta e a partir daí avaliar a maneira de ingressá-la no grupo.
Lembre-se: todos nós somos diferentes uns dos outros. Essa diferença inclui não só aspectos físicos, mas também os emocionais, sociais e cognitivos.
A exclusão muitas vezes é realizada pela própria família em atitudes de cuidados e de expor aos filhos como sendo “diferentes”. A inclusão inicia por “aquele” que vê a dificuldade no outro e por aquele que convive com a dificuldade.
Sugestão de Leitura: ( Literatura Infantil)
Na minha escola todo mundo é igual – Rossana Ramos; Editora Cortez
Orelha de limão- Reider,Katja/Roehl,Angela Von
Estava a procura de informação sobre o curso de educadora e encontrei o seu blog ele é muito rico de informação infantil.
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